08 julho 2007

Que papo é esse de Pan?

É quase início do Pan Americano no Rio e eu m pego pensando no que isso significa pro Brasil.
Não! Ainda antes disso: O Corcovado pra maravilha do mundo? Mas que absurdo é esse?
Então, o Cristo Redentor é candidato a talvés estar entre os sete mais do mundo. Uma construção contemporânea, numa cidade governada por traficantes.e cheia de favelas! E se me perguntarem " Mas e tu já foste pra lá pra estar falando mal?"Nem eu e nem 90% das pessoas que eu conheço. Também não conheço o Machu Pichu, nem o Taj mahal, mas mesmo assim sei que a beleza, comlexidade artística e históricadestes nem se comparam com o primeiro.
Mas como convencer os tais de 185 milhões de pessoas em um país onde só é bonito ser brasileiro de 4 em 4 anos (que não coicidem com os de eleição!). Nós, brasileiros, costumamos muito mais torcer para que o Brasil ganhe a (p***** da) Copa, do que fazermos para melhorar, e aí volto lá pro nosso primeiro assunto.
O Brasil não tem condições de receber um evento destes. E eu gosto de ser brasileira e não estou subestimando meu país. O que acho é que o Barsil (e, especialmente o Rio de Janeiro) já tem gastos e problemas suficientes. Já temos que resolver o problema das favelas serem "clandestinas", abrigarem pessoas ilegais, e as que não são ilegais sofrem preconceito, não tem acesso a muitas das coisas que temos, a falta de segurança, as pessoas que passam fome, dos políticos corruptos, etc, etc, etc.
Eu teria mais orgulho ainda se o pais onde nasci fosse capaz de resolver os próprios problemas. Faço o possível para fazer a minha parte (que não é só reclamar, veremos nos próximos posts), mas neste sentido não é possivel fazer muita coisa. É complicado tentar mascarar os problemas pra algumas pessoas que já tem dinheiro a terem um pouco mais.
E caso alguém tenha se doído, digo sem medo, que sou mais gaúcha que brasileira e que sou contra este pensamento que se tem orgulho por aí: o Brasil não é só tropical, de praias e morenas bundudas. Definitivamente, o Rio de Janeiro não é o Brasil. E eu nã tenho nenhum motivo pra promovê-lo.

3 comentários:

Giovana disse...

É isso aí garota!te admiro muito por ser assim decidida e com opinião!
Estou com saudades novamente, esse negócio parece que nunca sai de mim!
hehehe!
beijocas da gio!

. disse...

pior que é tudo verdade gabi... também me peguei pensando nessa história de pan e do cristo esses dias....

o que é o lula falando do pan? meuu deus, que fiasco. sem falar que não aguento mais ouvir falar disso: onde se abre um jornal, se liga uma tv ou rádio, lá estão o pan, os atletas do pan, não sei o que diabos do pan... pelo amor de deus, isso é brasil, temos coisas bem mais importantes pra pensar..... (ou ao menos devíamos ter....) :/

quanto ao cristo, também nunca fui pra lá, e até acho que deve ser lindo, mas acho que querer compará-lo com o machu pichu, por exemplo, ou a torre eiffel...... por favor, neh?

estava mesmo na hora de dar as caras por aqui dona gabi, ia mesmo te mandar um scrap xingando-a!! =)

bjn, bom finde!

Anônimo disse...

dentro de nos esse pan
ehehe